top of page

A influência da mídia  na busca pela beleza

Beleza

A busca desesperada das pessoas por um corpo “malhado”, perfeito se confunde entre o que é saudável ou exagero

Divulgação

Muitas discussões e polêmicas são geradas quando o assunto é o padrão de beleza determinado pela mídia. A todo tempo deparamos com pessoas insatisfeitas com seu corpo e sua imagem. Estamos cercados  por vários tipos de mídia seja por jornais, televisão, redes sociais, revistas, entre outras, que mos mostram como os corpos podem ser perfeitos.
 

O culto ao corpo é uma preocupação geral, que atinge os diversos setores, classes sociais e faixas etárias. Apesar de ele estar presente em todos os segmentos sociais, a maneira como ele se realiza no interior de cada grupo é variada. O arsenal instalado para a obtenção do prêmio máximo – um corpo escultural, com um mínimo de gordura, como manda o figurino – nunca foi tão grande e diversificado: ginástica, alza determinado pela mídia.ongamento, regimes miraculosos, musculação, caminhadas, massagem estética e, cada vez mais freqüente, o bisturi cirúrgico, fazem a dor e a delícia de um contigente cada dia maior.

 

Esta incoerência absurda do padrão contemporâneo da beleza feminina e masculina foi inventada e mantida pelo comércio mundial da moda. Hoje são os comércios que ditam o padrão de beleza a ser adotado causando frustrações e gastos sem fim, pois para ser bela (o) a mulher e o homem devem permanecerem sempre jovens, musculosos, magros, bonitos entre outros adjetivos. A confusão que a mídia provoca na cabeça dos indivíduos no decorrer do trabalho e na discussão, nota-se o quanto a percepção da imagem corporal é o que induz ao desenvolvimento dos transtornos alimentares, cirurgias plásticas e excesso na academia.

 

Além disso, na procura pela beleza, mulheres e homens não têm medido sacrifícios, financeiros ou físicos, e passam horas “malhando” em academias, entregando-se às mais exóticas modalidades de massagem e visitando, quando ninguém estiver olhando, clínicas de cirurgia plástica e de endocrinologistas. O educador físico Henrique Luiz Monteiro, verifica justamente a existência de um número imenso de insatisfeitos com a própria imagem, “surge assim uma legião de insatisfeitos, sem os atributos físicos que desejaria ter”, calcula. “Essa maioria, que não se enquadra no padrão, tem a sua auto-estima solapada num quadro que pode desembocar na depressão”, acrescenta o psicólogo Hugues da França Costa Ribeiro  da UNESP de Marília.

 

Nesse contexto, o fenômeno contemporâneo da busca da beleza a qualquer preço é tipicamente interdisciplinar e financeiro. O mercado de cosméticos e aparelhos de ginástica envolve cifras espantosas e mobiliza grandes empresas nos quatro cantos do planeta.

Para o psicólogo Amauri Gouveia Júnior, da Faculdade de Ciências de Bauru, trata-se de uma discussão da atual busca desesperada da mulher por um corpo “malhado”. Ele ressalta que há dois lados a se observar pois, revalorizar o corpo como morada da saúde é algo positivo, mas a procura desmedida por um padrão alheio ao sujeito, numa busca por um ideal que é inatingível, pode alienar a pessoa do próprio corpo, é preciso estar atento.

 

 

Fonte: https://psicologado.com/abordagens/comportamental/consumo-midia-e-beleza-a-midia-como-mediadora-de-padroes-de-comportamentos-femininos-e-masculinos

 

O que os clientes mais buscam na academia?

Das pessoas que frequentam a academia 40% é motivada pela saúde,

o restante busca por beleza\estética, para melhorar a autoestima.

 

Qual a motivação para permanecer nas academias?

A permanência nas academias advém da oferta de um bom ambiente, bons profissionais, além de muita dedicação e persistência a fim de atingir o seu objetivo pessoal.

 

Você consegue identificar até onde o aluno faz treinos saudáveis, ou a partir de quando se torna um vício?

Sim. Existem casos em que o aluno fica obcecado pela malhação e só quer fazer isso, o que não é saudável. Orientamos sempre para que a atividade física seja feita com prudência, com bom acompanhamento, para que o aluno não danifique a própria saúde.

 

Comente sobre a alimentação de pessoas que seguem uma rotina de treinos.

A alimentação deve acontecer de três em três horas. No cardápio deve conter frutas, verduras, carnes vermelhas e brancas como frango e peixe. Além disso, deve-se ingerir gorduras de qualidade como as encontradas na castanha-do-pará, no amendoim, no abacate.

 

Tem alguma receita prática e saudável que pode ser consumida por qualquer pessoa?

Basicamente o que recomendo é que a pessoa evite produtos industrializados, refrigerante, que é um grande vilão, frituras, doces e sal em excesso.

Arquivo Pessoal

Entrevista Professor de  Spinning Robson Camilo

A recuperação da autoestima

Divulgação

A empresária Zica Assis, da marca Beleza Natural em uma mistura qye deu certo, autoestima e determinação.

 

Ela se tornou cabeleireira aos 21 anos para conhecer o próprio fio. Numa época em que os únicos tratamentos que existiam eram para alisar, e Zica queria manter o cabelo natural, mas com balanço e brilho. O cabelo crespo era visto como sujo e sinal de desleixo", conta.

 

Com o conhecimento adquirido no curso de cabeleireira e o contato com fornecedores de empresas de cosméticos no salão em que foi funcionária, ela passou a testar misturas de produtos em casa na tentativa de melhorar a aparência do próprio cabelo.

 

Foram dez anos de testes no próprio cabelo e do irmão, até que ela receber o primeiro elogio às suas madeixas. "Fiz uma mistura que não fez o cabelo do meu irmão cair, então passei no meu. Quando uma prima elogiou e disse que queria que o cabelo dela ficasse igual, eu soube que havia chegado à fórmula certa.

 

 

Assista a entrevista em:

http://www.sbt.com.br/defrentecomgabi/entrevistas

/?id=74862

 

Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/18/dona-de-salao-para-cabelo-crespo-entra-em-lista-de-10-mais-poderosas.htm
 

bottom of page