top of page

Comportamento

Pequenas Misses

Até que ponto um concurso infantil para misses pode ser saudável para uma criança

O programa exibido no canal fechado Discovery Home & Health acompanha a batalha de famílias de crianças em busca de coroas cintilantes, títulos pomposos e muito dinheiro . Todo fim de semana  os palcos dos Estados Unidos são invadidos por crianças pequenas (acompanhadas/incentivadas/forçadas por seus pais) que desfilam usando maquiagem, cílios postiços, unhas postiças e apliques de cabelo diante de juízes que irão avaliar BELEZA,  personalidade e trajes. No Palco, a decisão cabe aos juízes, mas ainda sim, os pais fazem de tudo para provar que seus filhos são os mais bonitos.

Concursos Misses Mirim

A premiação é feita por categorias.  A  não importa a faixa etária. Na hora dessa premiação, quando o nome de uma pequena e linda candidata não é chamado, começa o escândalo. A candidatas batem o pé no chão e berram   querendo a coroa e que não aceita  isso. Suas mães, ficam atônitas como se para ela fosse IMPOSSÍVEL alguém ser mais linda  que a sua  filha.

A psicanalista Clara Rossana explica o comportamento espontâneo e naturalmente carismático de algumas crianças como uma corporal inteligência estética, um corpo expressivo e que naturalmente ele é dessa forma, mas alerta quantas destas tem um dom mesmo e o quanto disso é forçado, geralmente por um desejo da mãe? Com esse alerta me vem a mente uma noticia que não poderia ficar de fora: o caso da esteticista Kerry. No começo deste ano, uma notícia polêmica ganhou espaço nos noticiários. Na cidade de São Francisco, no Estado americano da Califórnia, a esteticista Kerry aplicava injeções de botox na própria filha, Britney, na época com sete anos. As justificativas da mãe, que meses depois perdeu a guarda da criança, são difíceis de acreditar. Disse que fez as aplicações porque a filha reclamou do aparecimento de rugas. E para completar o excesso, confessa que adoraria que sua mãe tivesse feito isso por ela, quando criança. Além do botox, Kerry submetia Britney à depilação. Esses sacrifícios eram feitos para participação em concursos de talentos infantis, de misses infantis. Além de mexer com o psicológico das crianças e dos pais, esses tipos de concursos costumam movimentar suas economias também. Afinal, quanto custa ser miss?

Mãe injetando botox na filha

Propaganda do concurso Miss Brasil Mirim, diz: [...] este é o concurso que você procura [...] de comunicação valiosa. Você vai se sentir bem consigo mesmo e ganhar uma vantagem competitiva para suceder mais tarde[...]".

Depois de ler isso você para e pensa "ainda estamos falando de crianças?

 

Disponível em: https://priscilaamacedo.wordpress.com/temas/pequenas-misses/

 

 

 

bottom of page