top of page

/comportamento

Arte nas ruas: Kobra 

 

 

Eduardo Kobra, o artista brasileiro que conquistou o Brasil e o mundo com seus fantásticos murais.

Usando muros e edifícios como tela, Eduardo Kobra traz arte para os cinzentos centros urbanos. Com apenas 12 anos, o artista começou como “pichador” na periferia de São Paulo e hoje já conquistou fama internacional como muralista, com trabalhos em cidades como Nova Iorque, Moscou e Roma.

No vídeo a seguir, disponível no site oficial do artista, é possível conhecer melhor da história e trabalhos do grafiteiro. Em uma de suas falas, Kobra explica o conceito do projeto Muro das memórias: “A ideia é justamente pintar murais com cenas antigas, criando portais para uma cidade que já não existe”. O artista tem como inspiração a cidade de São Paulo e, através de releituras de cenários do começo do século XX, busca resgatar a memória da cidade.

Uma das obras de maior destaque foi feita na Avenida 23 de Maio, em 2009, como uma homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo. É o maior mural da America latina, cerca de 1000 m², e retrata o cotidiano na década de 20, além de buscar humanizar a região.

Obra da Avenida 23 de Maio, São Paulo - SP

Outro projeto criado por Kobra é o Greenpincel, o qual usa a arte como instrumento de luta e protesto contra as diversas formas de agressão ao meio ambiente realizadas pelo homem.

Mural entitulado CO2, São Paulo - SP

A arte trazida por Eduardo Kobra é universal, já que ao ter as ruas como cenário, atinge milhões de pessoas todos os dias, independente de qualquer aspecto como classe social ou faixa etária. Sua trajetória inspira e pode ser responsável pelo surgimento de novos artistas que grafitam pelas cidades. As obras de Kobra impressionam não apenas pelo realismo, mas pelas mensagens transmitidas pela cor que invade as florestas de concreto ao redor do mundo.

Para mais informações, visite o site do artista: http://eduardokobra.com/

Entrevista Com Grafiteiro Local

 

 

Alexandre Christian conta sua experiência com o grafite em Minas Gerais.

O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. É uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano.

 O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop e foi introduzido no Brasil no final da década de 1970 e, desde então, ganha cada vez mais espaço, inclusive fora do país, onde nossos artistas são chamados para montarem diversas exposições. Hoje, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo, se não o melhor.

A seguir confira uma entrevista com Alexandre Christian, um grafiteiro mineiro, que fala sobre sua trajetória com a arte do grafite.

bottom of page