top of page

Sustentabilidade 

Moda Sustentável é possível? Claro que sim!

Se engana quem pensa que é impossível existir uma moda sustentável. Os tecidos sustentáveis estão ai para mostrar que é possível estar na moda sendo ecologicamente correto.

 

Cada vez mais temos que inserir o uso de produtos feitos com materiais recicláveis no nosso dia-a-dia, buscando ser ecologicamente correto e dessa forma amenizar os impactos ambientais no nosso planeta. Na moda pode-se aplicar esses conceitos, e temos como exemplo Jum nakao e Viviene westwood, estilistas consagrados que já utilizaram materiais sustentáveis para produzir seus produtos, sendo a chamada moda sustentável, que é uma crescente tendência que se utiliza de matéria prima que não agride o meio ambiente. Já pensou em estar na moda e ainda fazer um bem enorme para o planeta? Seria bom né?! Isso é possível!

 

Conversamos com Alfredo Souza Matos da Associação dos catadores de papelão e Material Reaproveitável (Asmare) que existe há mais de vinte anos, localizada em Belo Horizonte, na avenida do Contorno. Segundo ele a empresa recolhe cerca de 300 toneladas de material reciclável por mês, de tal forma que deixa a cidade mais limpa e evita que esses materiais vão parar em bueiros e consequentemente em rios e lagos. Um dos principais materiais recolhidos nas ruas, e que mais pode ser reutilizado pelas indústrias que aderem à moda sustentável, é a PET que pode ser reaproveitado não só pelo seguimento de moda, más em diversos setores da indústria, sendo possível fazer de luminárias super eslilosa a tecido, isso mesmo TECIDO através da sua reciclagem. E o melhor, tudo ecologicamente correto.

 

No Brasil a produção de tecido feito de PET ainda é pequena, mas o futuro é promissor e a cada ano aumenta o volume de sua confecção. O tecido é fabricado a partir da fibra do PET que é composta 100% de poliéster e que trançada com algodão, formando o tecido, que nada mais é do que o tecido de poliéster que conhecemos, com a diferença que este é feito de PET. Para sabermos um pouco mais sobre, abaixo está o processo de fabricação do tecido:

 

Processo de transformação de garrafa Pet para tecido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>As garrafas Pet são recolhidas por catadores, e enviadas em fardos para a reciclagem.

>Depois de passar por um processo de seleção, lavagem, moagem e secagem, o Pet resulta num produto chamado Flake.

>O Flake é fundido à 300 ºC, e filtrado para eliminar resíduos sólidos, pedras e metais.

>Depois de resfriado com água, o Pet é granulado (chips verdes de garrafas verdes).

>Chips naturais de garrafa transparente.

>Depois de misturados, os chips passam por um processo de extrusão à 300ºC, transformando-se em pasta. São enviados para uma bomba, passando por micro furos, onde são lubrificados e reunidos em tambores.

>Micro furos onde são determinados os títulos (espessura da fibra).

>Saindo dos tambores são reunidos e passam por um processo de estiragem.

>Processo de estiragem e termo fixação.

>Depois do termo fixação, as fibras saem molhadas, passando em seguida por um secador.

>Depois de secas, as fibras passam pelo processo de carda.

>As fibras são embaladas em fardos, prontas para suas diversas transformações: fios, enchimentos de travesseiros, tapetes, carpetes para linha automotiva e residencial, etc.

fonte: http://www.fibrapet.com.br/tecido-pet.html

 

Embora seja mais cara, a moda sustentável está atingindo cada vez mais pessoas. Hoje em dia quando se faz a coleta seletiva em casa, você pode colaborar para uma moda ecologicamente correta, pode-se vestir literalmente a camisa da sustentabilidade, com a nova onda de tecidos sustentáveis você fica na moda e ainda pode ajudar o planeta.

 

Eu sou um título. 

bottom of page