top of page

/cultura

Arte Na Música

 

 

Artistas que vão além da Música como forma de arte.

A arte vem servindo de inspiração e apoio para muitas áreas como a dança o teatro e música, nas formas de expressão corporal e intelectual, para expressar pensamentos, emoções, e principalmente sonhos e devaneios.·.

            O mundo da música se apropriou das artes e movimentos artísticos há algum tempo, para expressar o sentimento das letras nos videoclipes, e o resultado são clipes dramáticos e ricos em cultura.

            Um dos movimentos mais retratados é o Pop Art, que surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 50. A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”. A fonte da criação para os artistas ligados a esse movimento era o dia a dia das grandes cidades, a proposta era romper a barreira que a tecnologia criou entre a arte e a vida. Os recursos expressivos da pop-art são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como o cinema, a publicidade, a TV e desenhos em quadrinhos. Artistas como Lady Gaga, Katy Perry, Marina and the Diamonds – “OH NO!”-  e Luan Santana “Eu Não Merecia Isso” usaram dessa arte e foram aclamados pela crítica.

Marina and The Diamonds - Oh No!

Applause da cantora Lady Gaga é um clipe cheio de expressões de arte, além do ARTPOP outra referência artística na qual ela se apoiou foi o Nascimento da Vênus, de Botticelli. Nesse emaranhado de flashes é possível notar que as obras em que Gaga se apoiou foram as maiores de algum movimento artístico, ou uma das maiores obras de alguns artistas.

O vídeo surpreendente de This Is How We Do, da cantora Katy Perry traz referências de movimentos artísticos além do Pop Art., como o Cubismo e o Surrealismo – Salvador Dali -. A cantora aparece com diversos figurinos, e dá vida a diferentes tipos com inspirações dos anos 80, Piet Mondrian, Spanish Chola e Coco Chanel.

Katy Perry - This Is How We Do

A dança é outra arte que se tornou bastante popular nos clipes atuais, cantores como Michael Jackson e Beyoncé exploram em seus videoclipes coreografias expressivas, e ousadas. O clipe de Smooth Criminal do Rei do Pop é um dos clássicos.

            Além deles a Banda Skank também mostra dessa arte no clipe de Sutilmente com a dança contemporânea, Shakira em 

Did it Again, Ed Sheeran Thinking out Loud e Pink no clipe de Try.

Shakira - Did It Again

Ed Sheeran - Thinking Out Loud

O interessante é ver como a música continua buscando nas mais diversas expressões artísticas a inspiração para seus videoclipes. Além de todos os clipes já citados ainda há alguns que são verdadeiras obras de arte.

            Em Every Teardrop is a Waterfall do Coldplay, o clipe faz alusão ao Grafite e as pichações encontradas nas ruas das grandes cidades, ao mostrar partes da letra da música aparecendo nas paredes e colunas.

Coldplay - Every Teardrop Is a Waterfall

O grupo The Smashing Pumpkins com Tonight, Tonight que foi composta em homenagem ao Cheap Trick (Banda de Rock dos EUA). A música veio acompanhada de um videoclipe muito dramático, inspirado no cinema do início do século XX(era do cinema silencioso) tendo como cenário o céu noturno, astros e nuvens do filme “Viagem à Lua” (1902), de Georges Méliès.

Smashing Pumpkins - Tonight, Tonight

Ainda há a banda Franz que traz no clipe de Love Illumination inspirações do Triadisches Ballet desenvolvido por Oscar Schlemmer, alem de elementos da técnica Mime Corporel (mímica corporal), elaborada por Decroux e Jean-Louis.

Franz - Love Illumination

A popularização dos vídeos caseiros e o fácil acesso a câmeras e programas de edição não tirou o valor dos videoclipes, mas impulsionou os artistas a procurarem novas inspirações e formas de impressionar seu público.

            Esta mídia tão interessante, que têm como função ilustrar as diversas cores e sensações que uma música possui, representa uma importante referência visual para muitos artistas

bottom of page